Aquele bar

Mixs de assinatura

É o cartão de visita do Bistro 100 Maneiras e um dos motivos pelos quais tantos se deslocam até ao número 9 do Largo da Trindade.

Muito mais que um simples prolongamento do restaurante, o Bar do Bistro é um espaço com direito a nome próprio, reconhecido pelas criações originais e tido por muitos como o melhor da cidade.

Não somos (só) nós que o dizemos – em 2014, num artigo sobre Lisboa, a Monocle destacou-o como o lugar perfeito para beber um copo ao fim do dia.

Inserido no Bistro 100 Maneiras, não é de estranhar que muitos dos ingredientes utilizados no bar venham da cozinha.

Comida
em estado líquido

Bebidas que se comem

Ervas aromáticas, frutos e outros produtos desfilam como protagonistas nos cocktails de assinatura produzidos no Bistro 100 Maneiras.

Muitos deles, foram criados para o livro 100 Cocktails 100 Maneiras, editado em Novembro de 2015 pela Esfera dos Livros: um projecto com chancela 100 Maneiras, resultado de uma viagem feita em busca dos melhores ingredientes nacionais para, com eles, criar cocktails com alma lusa.

Entre criações de autor, reinterpretações de clássicos e nomes obrigatórios, uma viagem pelo Bar do Bistro pode começar de 100 maneiras, é certo, mas terminará sempre da mesma forma: de copos erguidos, num brinde aos pequenos grandes prazeres da vida.

O BAR

A chefiar o bar, Jorge Camilo, na equipa desde a fundação do Bistro, é um nome reconhecido por todos os que se interessam pelo tema.

Em 2012, conquistou o primeiro lugar na competição nacional da Gin Mare com o cocktail Red Hot Guava – ainda hoje um dos maiores sucessos no balcão.

Dois anos depois, a revista Zest by Gin Lovers, a primeira do género no país, publicou um artigo onde o identificava como sendo “provavelmente o melhor barman de Portugal”.

No bar, Jorge divide o espaço e os créditos com Daniel Zamith, bartender no Bistro 100 Maneiras desde 2012. Tal como Jorge tinha feito em 2012, arrecadou, também ele, o primeiro lugar na competição nacional da Gin Mare, em 2016, alcançando uma terceira posição com sabor a primeira na grande final, em Ibiza.