Ljubomir Stanisic no seu “Terroir”
O mais recente projecto do chefe Ljubomir Stanisic fica no Six Senses Douro Valley, em Lamego. Consultor gastronómico do hotel desde 2016, o chefe assina, agora, as criações de Terroir, um novo restaurante orgânico onde se leva mais além a procura do equilíbrio entre sabor e saúde – marca, aliás, da cozinha do chefe neste resort desde o início.
Adjacente ao jardim orgânico, de onde saem muitos dos ingredientes utilizados na cozinha, e junto à piscina exterior, o Terroir é assim chamado pela ligação à terra e ao local, que lhe definem a personalidade, temperada pela criatividade do chefe Ljubomir Stanisic. Sustentabilidade, saúde e respeito pelos produtos e tradições locais são os conceitos em que assenta a filosofia deste espaço.
Tudo isso, sim, mas com sabor. É essa a afirmação que o chefe faz ao longo do menu, com propostas como cheesecake salgado em camadas de queijo fresco e tomate coração de boi, couve flor marinada em especiarias de um caril de Madras caseiro, abacates servidos com queijo de cabra, ervas aromáticas e pinhões ou um gelado feito com ervas aromáticas do jardim. Recuperando métodos de confecção ancestrais e naturais, do Terroir saem também produtos como pickles caseiros e kimchi, fermentados naturalmente, prolongando a vida destes ingredientes e contribuindo para um menor desperdício (e para a saúde de quem os prova, à mesa), e vinagretes caseiros à base de vinho do Porto.
Jantar no Douro sem dedicar um capítulo aos vinhos seria impensável, mais ainda quando aos comandos deste restaurante está um chefe cuja paixão pela enologia é bem conhecida. Assim, a acompanhar as sugestões da cozinha, há uma carta de vinhos preenchida por referências premium orgânicas e biodinâmicas, seleccionadas a dedo pela equipa de sommeliers do Six Senses Douro Valley.
Uma mesa cheia de razões para visitar o Terroir, nos jantares de terça a domingo, durante as noites de Verão.