Bistro é número 1 nos Monocle Restaurant Awards 2017
O Bistro 100 Maneiras foi eleito o Melhor Restaurante de 2017 nos Restaurant Awards da Monocle. Na lista da prestigiada publicação, o restaurante localizado no Chiado alcançou o primeiro lugar entre os 50 nomes seleccionados um pouco por todo o mundo.
Já na sua terceira edição, os Restaurant Awards baseiam-se num princípio simples: distinguir os espaços onde os editores e colaboradores da Monocle tiveram as melhores refeições do ano. Para isto, pesam ingredientes como a comida em si, mas também o serviço, o ambiente e a consistência, procurando fugir a modas e tendências e elegendo sítios onde apetece, sempre, voltar. “Aqui, oferecemos um manifesto para refeições memoráveis que renunciam ao capricho das estrelas Michelin e ao tédio de pequenas porções servidas ao longo de vários pratos. Em vez disso, os nossos prémios vão para os restaurantes genuínos, honestos e interessantes em que os nossos correspondentes comeram no último ano.”, explica a organização.
Inaugurado em 2010, num edifício de inspiração Art Déco, o Bistro 100 Maneiras junta duas salas de jantar e ainda o Quarto do Bistro (desenhado em 2014 pelo gabinete HA+JE Arquitectura), a Hendrick’s Room (uma sala privada concebida, em 2016, pelos artistas plásticos Mário Belém e Filipe Pinto Soares) e um bar de cocktails distinguido, este ano, como o Melhor Bar de Restaurante na edição nacional dos World Class 2017. Eclético e urbano, sem presunções nem preconceitos, no Bistro, a escolha é feita à carta, com criações concebidas a partir do receituário tradicional português, “jugoslavo”, francês e italiano, com toque de autor e inspirações trazidas das viagens, vivências e experiências de Ljubomir Stanisic, sem limites pré-traçados. Do foie-gras aos túbaros, do marisco à caça, dos produtos de “luxo” aos menos (re)conhecidos. Um menu que inclui propostas para picar e partilhar, uma secção destinada aos “corajosos”, pratos sazonais, sucessos que se recusam a deixar a mesa independentemente da estação e, claro, um inevitável final feliz. É ainda o palco por excelência dos vários eventos com assinatura 100 Maneiras: datas em que a gastronomia surge de mãos dadas com outras áreas, como o cinema, a música, as artes plásticas, as viagens ou a enologia, promovendo o espírito 100 maneiras para lá de quaisquer fronteiras.
O prémio atribuído pela Monocle tem um sabor especial, não só porque reconhece o trabalho feito ao longo dos últimos sete anos mas também porque o grupo se prepara para abrir, dentro dos próximos meses, um novo espaço na capital. O novo restaurante, cujo desenvolvimento tem sido estudado há mais de 3 anos, irá substituir o Restaurante 100 Maneiras, permitindo a Ljubomir Stanisic encontrar uma cozinha à altura das suas ambições. Para a morada actual do Restaurante ficam prometidas novas incursões, para já no segredo dos Deuses – e de Ljubo.
Fundada em 2007, a Monocle é uma das mais reconhecidas publicações de lifestyle internacionais. Com este prémio, ganha o 100 Maneiras mas ganham também Lisboa e Portugal, destacando-se como o destino número 1 desta lista.