Bistro soma (horas) e segue (rumo ao Verão)
Primeiro, passámos a abrir todos os dias da semana. Depois, antecipámos a abertura trinta minutos. Mas não foi suficiente… Queríamos mais. Por isso, desde Maio, decidimos abrir as portas do Bistro 100 Maneiras todos os dias, das 12h às 02h. É um serviço ininterrupto, sem pausas, sem quebras, 100 Maneiras. Com diferentes menus para as diferentes horas do dia, e ofertas diferentes para todo o tipo de clientes, para qualquer tipo de humores. Para quem procura uma refeição leve e rápida na pausa de almoço, ou para quem que quer conhecer os maiores sucessos do Bistro sob a mundialmente famosa luz de Lisboa, é o encontro perfeito entre a fome e a vontade de comer (e beber), no coração do Chiado.
Assim, das 12h00 às 15h00, às mesas do Bistro passa a servir-se “Tudo o que Luz”. Um menu que reluz com os clássicos da casa, mas também com alguns dos pratos sazonais que constam da carta de jantares e opções próprias e exclusivas deste horário. É o caso das quatro novas saladas criadas pela equipa chefiada por Ljubomir Stanisic, para quem procura uma refeição mais leve e fresca e com os condimentos que caracterizam a cozinha do chefe-português-mais-jugoslavo-de-sempre.
No menu encontramos ainda sugestões semanais, consoante o que o mercado oferece e ao chefe apetece, na secção “Hoje anda à roda”. Para os que não podem, não querem ou não conseguem sentar-se no Bistro à hora de jantar, para os que nunca foram ou já foram muito, propõe-se também uma pequena viagem por alguns dos sabores mais marcantes deste que foi número 1 nos Monocle Restaurant Awards 2017 – e que, em 2018, ocupa o terceiro lugar mundial, sendo o único representante português no top 10: num menu degustação apelidado “A lista de Stanisic”, onde se incluem três entradas, um prato principal e uma sobremesa.
Tudo brota na Primavera. Por isso, naquele que foi eleito Melhor Bar de Restaurante na edição nacional dos Coaster Awards 2017 (prémios entregues anualmente na final da competição World Class, a mais conceituada competição de coquetelaria do mundo) apresenta-se também uma refrescada carta de cocktails. A equipa liderada por Jorge Camilo desenvolveu cinco novas criações sem álcool, à base de frutas e ervas da estação, e ainda duas novas misturas que, embora tenham álcool, são mais amigas das tardes de trabalho – ou de peregrinação por Lisboa.
Se a opção for não arredar pé, então Matiné! Das 15h às 19h, o Bistro torna-se também espaço para petiscar, beber um copo (ou mais) ou simplesmente para fazer de abrigo – do sol, dos outros, das vistas… Nestas horas, a palavra de ordem é “partilha” e as sugestões são gulosas, tanto à mesa como no copo, com cocktails com e sem álcool, com pouco ou muito álcool, frutados, doces, cítricos, fumados, e até Kombuchas caseiras, para quem já sabe o que é e quem queira descobrir os efeitos quase milagrosos desta bebida fermentada… A ideia é sair em plena luz do dia a trocar as pedras da calçada ou com força para escalar todas as colinas da cidade!