Refugees Rum, round 2
Demorou mas chegou: o segundo lote de Refugees Rum acaba de ser lançado no mercado.
Depois de uma primeira edição, lançada no final de 2018 e premiada com uma medalha de bronze no IWSC 2019, o blend assinado por Ljubomir Stanisic e produzido na fábrica da Zimbro – Licores Serrano, na Serra da Estrela, volta às prateleiras nacionais, ainda a tempo do Natal.
Tal como da primeira vez, esta é uma edição numerada e limitada, contando agora com 2450 garrafas ilustradas por Mário Belém. Outro aspeto que não muda é a missão solidária que acompanha este rum, revertendo parte das vendas para a JRS – Serviço Jesuíta aos Refugiados, uma instituição de apoio aos refugiados.
A história deste rum começa na Síria e Norte de África, de onde vem a cana de açúcar que é, depois, transportada ao longo do Mediterrâneo e destilada no sul de Espanha. Em Portugal, o néctar é armazenado em barricas de carvalho francês, onde antes estagiou ginja bem portuguesa, e em barricas que antes guardaram vinho do Douro, dando origem a um rum com doçura, elegância, subtileza – e uma alma muito portuguesa.
O segundo lote de Refugees Rum já se encontra disponível para venda nos restaurantes 100 Maneiras e Bistro 100 Maneiras, em garrafeiras de todo o país e online (aqui, aqui e aqui).