A ESTRELA VOLTA A BRILHAR NO 100
A 22 de Novembro de 2022, o restaurante 100 Maneiras reforçou o seu lugar no prestigiado Guia Michelin, mantendo a estrela Michelin. É o nosso terceiro ano, mas recebemo-la com o entusiasmo do primeiro. Estamos de coração cheio, com sentimento de dever cumprido e ao mesmo tempo com forças reforçadas para os desafios do(s) próximo(s) ano(s). O reconhecimento do nosso trabalho e esforço, deste percurso que já marca mais de uma década na restauração portuguesa, dá-nos vontade de fazer sempre mais e melhor.
Porque este espaço aberto há quase 4 anos no número 39 na Rua do Teixeira não é “só” um restaurante, é história de vida(s): de Ljubomir Stanisic e de muitas outras, de todas (tantas…!) que cabem, couberam e caberão dentro destas paredes que se forram a pedra e veludo, a ruína e luxo.
O 100 é, antes de mais, parte da história de vida dos proprietários – Ljubomir, Nelson Santos e Nuno Faria – que, com a coragem de poucos, investiram num negócio de uma escala considerável sem rede de apoio, mas também dos outros que pensaram este projecto de vida com eles, como Manuel Maldonado, chefe executivo. Ou como Mónica Franco, directora criativa do grupo, mas também mulher do chefe, autora dos seus livros e realizadora do filme documental “Ljubomir Stanisic: Coração na Boca”.
O 100 é feito de carne e osso… De gente como Hugo Marques Amaro e João Miguel Esteves, a dupla de arquitectos da HAJE que ajudou o projecto nascer, o desenhou e o adaptou. E como Nini Andrade Silva, a designer de interiores madeirense que levou as ideias à letra e o conceito a cada centímetro da decoração, juntando o sentimento de “Decadentismo” ao Fantástico, e a colocou num lugar onde o sonho se transforma em matéria do real.
Pessoas como Gil Correia, André Sentieiro e outros elementos da agência criativa Partners, que leram pensamentos e criaram a nova identidade gráfica do 100 Maneiras, juntando singularidade e ironia, contemporaneidade e natureza. Com traço de génio(s). Ou como o saudoso Mário Matos Ribeiro, fundador da ModaLisboa e professor de Moda na Universidade, que pensou as fardas em linhos orgânicos, ao mesmo tempo minimais e multiculturais, dispensando palavras para as explicar.
O 100 Maneiras é de carne e osso, é sangue que corre quente nas veias de cada um que leva estes três números na alma.
Rua do Teixeira, 39. 1200-459 Lisboa. +351 910 918 181 / info@100maneiras.com / www.100maneiras.com
De Terça a Sábado, das 19h à 01h (reservas até às 20h30)