Sangue com Maneiras este domingo
A cozinha do Bistro 100 Maneiras já está em ebulição com os preparativos para o primeiro jantar Young Chefs with Guts, agendado para dia 14.
Ao chefe Ljubomir Stanisic, irão juntar-se quatro pesos-pesados da cozinha nacional e internacional: os chefes Milton Anes, do LAB by Sergi Arola, em Sintra (1 estrela Michelin), Chase Lovecky, do londrino The Clove Club (1 estrela Michelin, nº26 no W50Best), Leandro Carreira (prestes a abrir um restaurante em Londres) e Fábio Quiraz, do Paparico, no Porto.
Como habitualmente, o pescado será a estrela deste jantar, num menu feito em exclusivo com peixes e mariscos da nossa costa. À mesa, servir-se-á, também, sustentabilidade, num desafio ao consumo de espécies diversificadas e em maior abundância.
Em segredo ficam as criações propriamente ditas, sabendo-se, porém, que o menu terá entre 13 e 14 momentos, incluindo amuse-bouches, pratos principais e sobremesas. Nuno Faria, sócio e director de F&B do 100 Maneiras, será o responsável pela escolha dos vinhos que acompanharão esta refeição, para obter um pairing perfeito prato a prato. Sem surpresas, todo o jantar será servido em louça da Vista Alegre, marca parceira do chefe Ljubomir Stanisic e do 100 Maneiras há vários anos e uma das favoritas do chefe jugoslavo mais português de sempre.
O jantar, com começo às 19h30 e capacidade para 60 pessoas (130 euros por pessoa), marca a última etapa da participação do 100 Maneiras na 5ª edição do Sangue na Guelra.
No dia 5 de Maio, data de arranque da iniciativa, a equipa liderada pelo chefe executivo do 100 Maneiras, Vítor Adão, serviu Mão de vaca com grão de bico e rabo de boi e Pudim abade priscos com espuma de limão e sorvete de manjericão, num almoço para 250 pessoas, inserido no primeiro Simpósio Blood n’ Guts. Os pratos, de raiz portuguesa, fizeram a ponte com o evento onde se discutiu, precisamente, o futuro da cozinha nacional. O almoço contou ainda com as criações dos chefes Daniel Estriga e Maurício Vale. Dia 7, o 100 Maneiras esteve também na primeira edição do Lisboa Food Festival: um festival de comida de rua, inserido no programa do Sangue na Guelra, onde participaram mais de duas dezenas de chefes nacionais e internacionais. Entre eles, estiveram o chefe Vítor Adão e a equipa do 100 Maneiras, com balcão aberto das 12h às 22h para dar a provar a todos os “Ossos do ofício” (pork ribs, molho barbecue, batata panada em saté e pickles de couve-flor).