O Bistro 100 Maneiras é um restaurante histórico no centro de Lisboa, com dois andares, incluindo uma sala privada, e capacidade para receber cerca de 70 pessoas. É um hino ao prazer, à arte, à música, à História e à contemporaneidade. E esta característica, que congrega tanto, fê-lo arrecadar o nº 1 mundial nos Monocle Restaurant Awards em 2017 e o terceiro lugar nos mesmos galardões no ano subsequente.
Bistro significa “limpo e claro” em bósnio. “Limpo e claro” o espaço, as ideias, a comida. Aqui pratica-se cozinha de conforto, numa escolha feita à carta entre um menu fixo e uma carta diária (criada aquando da reformulação do menu, em 2022), com criações inspiradas no receituário tradicional português, “jugoslavo”, francês e italiano, com toque de autor e inspirações trazidas das viagens, vivências e experiências do chefe patrón, Ljubomir Stanisic e da equipa liderada pelo chefe executivo Manuel Maldonado. Sem limites pré-traçados.
Sem limites, também, são as sugestões saídas do bar, muito mais que um cartão de visita do Bistro, chefiado por Rafael Vairinhos, Bruno Fernandes e João Franco. São eles os responsáveis por prosseguir o legado de mais de uma década de coquetelaria made in 100 Maneiras, com livros publicados (100 Cocktails 100 Maneiras, lançado em 2015 pela Esfera dos Livros), prémios acumulados (Melhor Bar de Restaurante em Portugal nos prémios Coaster 2017 e o mesmo título, em 2019 e 2022, nos Prémios Lisbon Bar Show, para obar do Bistro 100 Maneiras) e uma filosofia que se mantém: a aproximação gastronómica à mixologia clássica, usando nos cocktails ingredientes que provêm da cozinha, para criar, tal como nos menus de comida, viagens pelo mundo – o nosso e aquele que nos rodeia – em estado líquido.