PAPA-QUILÓMETROS

Uma caminhada pela gastronomia portuguesa

Ljubomir Stanisic, Mónica Franco
Fotos: Constantino Leite
Novembro 2011, Casa das Letras

Papa Quilómetros – Uma Caminhada Pela Gastronomia Portuguesa é um livro de culinária. Não só, mas também. Uma obra que teve vários formatos e acabou por ser aquilo que tinha de ser: uma homenagem às coisas boas da vida, a Portugal, aos produtos portugueses, ao povo, aos amigos, à família, às viagens… à cozinha.

Dez capítulos, dez localidades, ingredientes locais igual a muitas receitas assinadas pelo chefe de cozinha jugoslavo mais português de sempre. Ljubomir Stanisic fez de cada capítulo um hino às tradições nacionais e mostra como conhece Portugal muito melhor que muitos portugueses.

Foi até à praia de Santa Cruz em Torres Vedras e à ilha do Farol em Olhão para ordenhar cabras e confecionar peixe. Para o alto da serra da Estrela e para o Douro para explorar o melhor das montanhas de Portugal e usar ervas nativas, como a urze e o limonete.

Até Vidago e Sagres para sentir os locais e comer com eles coxas de rã e caldeirada de peixe. Ao Gerês e a S. Luís, no concelho de Odemira, para entrar em comunhão com a natureza e extrair dela trutas arco-íris e ostras.

Acabou em casa de amigos, com amigos, junto a Arraiolos, para celebrar com mioleira, paia, joelho de porco e brindar com uma sangria de espumante especial…

No final, contam-se 80 receitas e uma história de vida ainda curta mas muito recheada. Este livro só podia ser assim. Os próximos serão assado.

OUTROS LIVROS