Ljubomir “faz” Sopa para a Síria
Em todo o mundo, a sopa é o alimento do conforto por excelência. E foi também por isso que Barbara Abdeni Massaad a escolheu para protagonista de um livro que tem uma missão: ajudar os refugiados sírios.
Autora de livros de cozinha premiados, apresentadora, fotógrafa, consultora gastronómica e presidente da associação Slow Food Beirut, Barbara teve a ideia para criar este livro depois de visitar um acampamento de refugiados sírios no Líbano, de onde é natural. Confrontada com as condições de vida destes refugiados, começou por fotografá-los, com o objectivo de partilhar a sua história, até que, no âmbito do projecto Slow Food Beirut, passou a preparar, todas as semanas, sopa para oferecer estas famílias.
Foi assim que surgiu a ideia de convidar pessoas de todo o mundo, entre chefes de cozinha, amigos e os seguidores da página de Facebook que criou para este projecto, a partilharem as suas receitas preferidas de sopa, para serem compiladas num livro cujos direitos de autor, e parte do lucro resultante da venda, serão doados para ajudar a financiar a aquisição e distribuição de comida e alimentos essenciais para os refugiados sírios através do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).
Para a edição portuguesa de Sopa para a Síria, editada pela CASA DAS LETRAS/Leya, Barbara convidou alguns chefes portugueses a partilharem, também, as suas sopas. Ljubomir Stanisic, chefe dos restaurantes 100 Maneiras, que chegou a Portugal há 20 anos fugido da guerra que então assolava a Jugoslávia, foi um dos convidados para se juntar a este projecto, para o qual cedeu uma receita de sopa de cavala. Para além de Ljubomir, a edição nacional conta também com os contributos dos chefes Kiko Martins, Rui Paula e Miguel Rocha Vieira.
Apresentado no passado sábado, dia 21 de Outubro, no restaurante libanês Muito Bey (onde Barbara é consultora), Sopa para a Síria já está disponível para venda nas livrarias e online.