Six Senses Douro Valley dá as boas-vindas ao Chef Ljubomir Stanisic
Ljubomir Stanisic foi convidado para assumir o papel de novo chef consultor do Six Senses Douro Valley. Um jugoslavo que virou português, um cozinheiro que se dedica a um país onde não nasceu, um criativo que se inspira nas tradições e nos produtos nacionais.
No Six Senses Douro Valley, o chef Ljubomir quer prestar uma homenagem à região Património da Humanidade, com raízes profundas e tradições antigas no cultivo de hortas biológicas, extraindo dela uma cornucópia de ingredientes necessários a uma cozinha dos sentidos.
Os multifacetados espaços do restaurante, terraços e lounges da Quinta Vale de Abraão são o cenário ideal para menus inspirados nos produtos da horta biológica, utilizando somente produtos locais e sazonais transformados de uma forma simples.
Um menu à la carte focado nos produtos da terra é complementado com um menu degustação requintado e com a experiência da Mesa do Chef, assim como um menu de petiscos, disponível na Wine Library e onde constam os melhores e mais saborosas queijos da região, pickles caseiros e enchidos locais de fama mundial.
Good food for a good cause. A proposta do chef jugoslavo-tornado-português é muito mais do que trazer para a mesa pratos deliciosos: assenta na sustentabilidade. O objectivo é transpor para o prato a preocupação ecológica da Six Senses que assenta na sustentabilidade e se encontra centrada (e concentrada) no conceito global de wellness e de respeito pelos valores de sensibilidade local, consciência global. Quer-se colocar saúde e sazonalidade no garfo. Usar quase exclusivamente produtos da época e da região. Be local, buy local, eat local.
O novo conceito gastronómico do primeiro resort Six Senses na Europa é dar prioridade à riqueza nutricional dos ingredientes e transformá-los o mínimo possível. Utilizar muito peixe do rio e da nossa costa Atlântica, carne de caça, carnes vermelhas provenientes de animais de pasto, muitos cereais integrais e maioritariamente produtos da horta orgânica do hotel e de pequenos produtores da região, tem como propósito mostrar que a saúde pode e deve estar presente na alta cozinha. E que pode e deve ser deliciosa.
Cozinhar na Open Kitchen estimula todos os sentidos. Produzir de raiz produtos como pão, pickles, conservas, iogurtes, queijos, manteigas, azeites, ajuda a marcar uma identidade muito local e única.
Food for thought. Para pensar no mundo e gozar a vida. A partir do Douro, a partir do Six Senses Douro Valley