100 é 50 Best Discovery
“Nascido na Sérvia, o chefe Ljubomir Stanisic desenvolveu a sua reputação de rock star com pratos que combinam os sabores ardentes da sua terra-natal com os tesouros Atlânticos”. É assim que começa o texto que justifica a entrada (gloriosa! :)) do 100 nos 50 Best Discovery.
O projecto, lançado em Novembro passado pela organização dos The World’s 50 Best, reúne os restaurantes e bares de todo o mundo que, ao longo do ano, conquistaram os votos dos membros da Academia, mas cujo total não lhes permite, ainda, chegar aos lugares cimeiros. Actualmente, o grupo de membros da Academia compreende mais de um milhar de peritos na área da restauração, juntando críticos, jornalistas, profissionais da área e gourmands de todo o mundo. A organização salienta ainda que, para se qualificar para os 50 Best Discovery, um restaurante “precisa de receber um número significativo de votos na ronda de votação mais recente para os The World’s 50 Best Restaurants”, sendo a entrada nesta lista feita exclusivamente desta forma. Em Lisboa, há só outros 8 restaurantes a partilhar desta distinção.
Apenas 9 meses depois da abertura (a 28.2.19), o novo restaurante do grupo 100 Maneiras fecha assim 2019. Em tons de verde. Verde de sustentabilidade sim, mas de esperança sobretudo. Para abrir 2020 em grande estilo!