100 em desconfinamento
Depois de mais de três meses de portas fechadas, os restaurantes 100 Maneiras e Bistro 100 Maneiras preparam-se para (finalmente) reabrir dia 19 de Abril.
É o recomeço de uma história que não parou. Que tem como protagonistas todos os que mantiveram as mangas arregaçadas e continuaram a trabalhar para levar o espírito 100 Maneiras por Lisboa e arredores. De portas fechadas mas de janelas abertas ao mundo, através do 100 Maneiras 2GO, o serviço de take-away e delivery que, ao longo destes meses, não só resistiu como insistiu: em renovar, em criar, em surpreender. Em manter a proximidade em tempos de distanciamento. Como o dia em que sorteámos, entre todos os pedidos de delivery, a oferta de um jantar e a entrega pelas mãos do chefe Ljubomir Stanisic – e quis a sorte que a vencedora celebrasse 19 anos nesse dia e acabasse por ter uma enorme surpresa. Ou como quando lançámos o 2GO Special, uma selecção de pratos muito especiais, e pusemos a equipa a conduzir por Lisboa, Almada, Loures, Oeiras, Cascais e Sintra. Exploradores 100 Maneiras, somos nós!
Metemos cocktails em garrafas, esculpimos enormes bolas de gelo prontas-a-levar, criámos menus do Dia dos Namorados, do Dia do Pai, da Páscoa, procurámos todas e quaisquer desculpas para celebrar – porque se houve altura em que precisámos de motivos para sorrir, foi esta. Juntámos os sabores do “Inferno” e lançámos dois menus especiais para ir acompanhando o programa “Hell’s Kitchen” em casa. Quisemos, fizemos – e faremos. Mais. No 2GO e dentro de portas.
Mais por tudo o que ficou por fazer. Como a celebração da primeira estrela Michelin do Restaurante 100 Maneiras, conquistada no final de Dezembro de 2020, e que praticamente não tivemos tempo de comemorar. Uma festa feita à mesa, com certeza, onde irão regressar os menus degustação que fundem Bósnia e Portugal e contam a História do chefe Ljubomir – e da equipa que o acompanha – agora com novos capítulos. Porque o mundo não parou de girar e a equipa não parou de criar. Uma festa bem acompanhada pelas mais de 500 referências de vinhos da nossa garrafeira e os cocktails de assinatura do bar shaker-free. Fora da garrafa, agora, postos no copo, prontos a brindar.
Mais no Bistro. O eterno caçula da família, não importa quantos venham. Intemporal, ecléctico, um espaço de gente para gente – do bem, que já nos chega de más energias, pandemias e afins. Com a reabertura, regressamos não só às mesas dos dois pisos mas também ao bar de cocktails premiado que é cartão de visita da casa (e que não o é apenas pelos livros que forram o tecto)…
…ao Quarto do Avesso onde as flores aguardam ser vistas novamente…
… à Hendrick’s Room, a sala privada que permite aos clientes desfrutar de tudo o que implica partilhar uma refeição no Bistro sem abdicar de um espaço só seu…
Regressamos aos clássicos de sempre e às novidades. Porque mais que mera solução, o 100 Maneiras 2GO foi também estúdio de criação, laboratório de testes. Foi aqui que nasceu a Bosniazinha, uma francezinha com sotaque de leste, que combina a receita original com o Burek, prato-fetiche do Bistro 100 Maneiras, na carta praticamente desde o primeiro dia. Primeiro, criada em formato 2GO, agora prestes a fazer uma estreia às mesas do Bistro, num exemplo perfeito daquilo que é a identidade 100 Maneiras: sem barreiras, a colocar o mundo no prato, dando primazia ao prazer. Na mesma linha, chegará a sarma de carabineiro testada (e aprovada) durante o confinamento, a inspirar viagens de garfo e faca enquanto não nos é possível regressar ao mundo e prová-lo à boca cheia.
Mais sem perder de vista o objectivo. Cumprindo as regras de segurança – máscaras, distância, álcool-gel e tudo aquilo a que já nos habituámos – sem nos esquecermos de quem somos, do que perdemos e do que queremos recuperar. Para já, apenas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h (últimas reservas às 21h), tendo em conta as regras de desconfinamento apresentadas pelo Governo, mas preparando já os fins-de-semana em que nos poderemos reencontrar. À volta de uma mesa, de pratos cheios, copos erguidos e com a promessa de que todos os dias serão como sexta-feira, com o sabor da liberdade de Abril.
As reservas já estão disponíveis e podem ser efectuadas por telefone, email ou através do site do 100 Maneiras.