Carnal – 1 Ano, 1 Bib Gourmand
No dia 20 de novembro celebrámos o primeiro aniversário do Carnal Gastrobar. Dois dias depois, o nosso mais novo foi distinguido pelo Guia Michelin como Bib Gourmand 2023. O reconhecimento do esforço, a garantia de qualidade pela qual lutamos tanto todos os dias. E a prova de que ser “libre” faz toda a diferença.
Nestes 365 dias, vimos o nosso gastrobar mexicano evoluir com segurança e certeza de que o caminho também é o destino. E porque como tudo neste lugar se quer “Libre”, também o menu se libertou das “amarras” dos clássicos, como o Guacamole, Taco Pastor, as Carnitas ou o Flan da Abuela. E assumiu-se mais contemporâneo e audacioso, acrescentando novos pratos e novos sabores. Exemplo máximo?! Introduziram-se as larvas e os gafanhotos em alguns dos molhos e pratos (Taco Norteño), para os mais corajosos.
Nestes doze meses, procurámos também seguir o caminho da sustentabilidade. Para não importarmos os vegetais que não são produzidos em Portugal, mas compõem ementa do Carnal e a gastronomia Mexicana, como é o caso do tomatillo e das malaguetas, comprámos as nossas próprias sementes e entregámo-las à Horta da Garça, em Colares, para as produzir.
No bar com cocktails à base de tequila e mezcal, a equipa liderada por João Sancheira continuou a misturar cozinha e bar numa aproximação gastronómica à mixologia clássica. Criaram-se cocktails de autor (para além de mocktails, clássicos, espirituosos e cervejas) com ingredientes como cogumelos shitake, cacau, habanero, milho, bolbo de aipo e beterraba, entre muitas frutas e ervas, não tão comuns numa lista de bar mas que aqui brilham, sem se deixarem prender por preconceitos.
Da cozinha liderada pelo chefe executivo Luis Ortiz saem antojitos, quesadillas e muitos outros pratos da cozinha tradicional mexicana, todos servidos sobre loiça de barro moldada e pintada artesanalmente, sem regras nem linhas direitas, na empresa portuguesa, e familiar com certeza, Maria – Portugal Terracotta.
A decoração e identidade “libre” é assinada pelo artista deste-mundo-e-do-outro, Carlito Dalceggio. Com as curvas e contracurvas da serpente Quetzalcoatl que criou ao longo de todo o tecto, entramos pelo Carnal como se flutuássemos. Como se entrássemos numa dimensão parela.
Aqui, somos desconstruídos. Somos imperfeitos. Livres. Vivos. Picantes. Salgados. Mas também doces. Somos prova de amor, sinal de confiança e aposta no futuro.
Rua da Misericórdia, 78, Lisboa (9Hotel Mercy)
+351 913 463 232 / info@carnal.pt / www.carnal.pt
Todos os dias, das 18h às 02h (reservas até à 01h)