Compostagem chega ao 100
Projectado ao longo de quatro anos, o novo 100 Maneiras não surgiu apenas como um novo restaurante mas como a oportunidade de criar, de raiz, um espaço que fosse a concretização de muitos dos valores que o grupo foi descobrindo, desenvolvendo e abraçando nestes 10 anos de existência. Entre eles, a sustentabilidade, hoje uma preocupação incontornável e que quisemos levar tão longe quanto possível. É esta a razão que explica a aquisição de um compostor Oklin GG-30S – um compostor de circuito fechado, que permite processar até 30 toneladas de lixo orgânico por ano, de forma simples, sem produzir cheiros, e possibilitando uma redução de 80 a 90% do lixo gerado.
Foi em Helsínquia, no restaurante Nolla, onde foi convidado para fazer um jantar da série “Cooking Without Waste”, que Ljubomir Stanisic teve o primeiro encontro com este compostor. Fascinado, não desistiu até conseguir trazer o seu próprio modelo para Lisboa.
Na prática, o compostor, que se encontra no espaço de armazém e cozinha de produção do grupo 100 Maneiras, recebe a matéria orgânica que seria deitada no lixo – como restos de vegetais e fruta, carnes e peixes, sobras de de caldos, cascas de ovos, flores, folhas, feno, etc – e, em apenas 24 horas, é capaz de transformá-la em composto rico em nutrientes como azoto, fósforo e potássio, para ser usado posteriormente em agricultura. Em operação desde Julho de 2019, o compostor do 100 Maneiras recebe, em média, cerca de 300kg de lixo orgânico por semana, que resulta em perto de 80kg de composto inodoro pronto a ser utilizado. O objectivo é distribuir este composto 100% natural não só por produtores mas também pelo público interessado em produzir as suas próprias plantas e alimentos em casa, com a intenção de apoiar uma revolução verde no coração da cidade.
A medida não só permite criar um novo produto a partir de “lixo” como reduz o impacto que esse mesmo lixo teria no ambiente, libertando gases com efeito de estufa, como o metano, à medida que se decompõe. Uma novidade que, juntamente com outro conjunto de medidas, como a implementação de Leds de máxima eficiência energética no novo restaurante, a utilização de produtos ecológicos ou a redução do uso de plásticos nos restaurantes do 100 Maneiras, entre outras, tem por objetivo reduzir a pegada do grupo e garantir que a palavra “sustentabilidade” não se limita a um conceito mas uma forma de estar e ser, todos os dias.