Estreia “Coração na Boca”
“Ljubomir Stanišić – Coração na Boca” é o nome do documentário biográfico gravado durante uma década pela ex-jornalista e directora de comunicação e imagem do grupo 100 Maneiras e do chefe, Mónica Franco (que é também mulher de Ljubomir).
No formato de minissérie, composta por quatro episódios, o documentário está disponível desde dia 26 de Janeiro na OPTO, a plataforma de streaming da SIC.
Ao longo de cerca de uma hora e meia, é possível acompanhar o chefe na cozinha – do Bistro 100 Maneiras e do Six Senses Douro Valley (onde foi consultor entre 2016 e 2019) – mas também fora dela, demonstrando um outro lado de Ljubo: a pesca, a caça, os momentos com a família e amigos, uma emotiva viagem de regresso a Sarajevo, cidade-natal de onde fugiu na adolescência, durante a guerra, ou a greve de fome no final de 2020. Um percurso onde cabem os bons e os maus momentos e que termina precisamente com a obtenção da primeira estrela Michelin, no Restaurante 100 Maneiras.
Com ideia original, realização e produção de Mónica Franco, o documentário não deixa de incluir amigos na ficha técnica, como é aliás hábito do grupo. The Legendary Tigerman e Rodrigo Leão assinam a banda-sonora, enquanto o grafismo ficou a cargo de Mário Belém, o ilustrador responsável por muitas das obras de arte do Bistro – como as ilustrações na sala de baixo ou a Hendrick’s Room.
Depois da estreia na OPTO, o objectivo será levar o documentário para o cinema, assim que seja possível.
Ficha Técnica
Autoria, produção e realização: Mónica Franco
Fotografia: Abel Rosa e Pedro Fonseca
Montagem: Márcia Costa
Grafismo: Mário Belém
Animação Gráfica: Daniel Sardo
Correcção de cor: Francisco Costa
Pós-produção áudio: Billyboom Sound Design
Música Original: Rodrigo Leão e The Legendary Tigerman