Ljubomir Stanisic é Personalidade do Ano
O chefe Ljubomir Stanisic ganhou o prémio “Personalidade do Ano 2017 na Gastronomia”, entregue pela Revista de Vinhos.
No anúncio do prémio, a Revista de Vinhos destacou o percurso feito pelo chefe desde a sua chegada a Portugal e, sobretudo, depois da abertura do primeiro 100 Maneiras em Lisboa, em 2009, a que se seguiu a inauguração do Bistro 100 Maneiras, um ano depois. Entre viagens, livros, programas de televisão, prémios e distinções, Ljubo tornou-se definitivamente uma cara conhecida entre os portugueses quando, em 2017, apresentou a versão portuguesa do programa “Pesadelo na Cozinha”, na TVI – o programa mais visto da televisão portuguesa nesse ano. Ainda em 2017, o Bistro 100 Maneiras conquistou o número 1 na lista nos Monocle Restaurant Awards, da conceituada publicação com o mesmo nome. O prémio não foi o primeiro da publicação atribuído a Ljubomir que, há dois anos, tinha sido galardoado no mesmo evento com o “Prémio Gastronomia David Lopes Ramos”.
Nesta 21ª edição, que se realizou na Alfândega do Porto, foram premiados também Ricardo Costa, “Chefe de Cozinha do Ano”, Vasco Coelho Santos, “Chefe Revelação do Ano” e o Feitoria, “Restaurante Gastronómico do Ano”, entre outros nomes da cozinha. Já na vertente vínica, o grande vencedor foi o vinho Mouchão Tonel 3-4 2011, eleito “Vinho do Ano”. A ele juntaram-se, entre outros, Francisco “Vito” Olazabal, da Quinta do Vale Meão, eleito “Personalidade do Ano no Vinho”; Luís Sottomayor, da Sogrape, “Enólogo do Ano”, Nuno Gonzalez, da Herdade da Malhadinha Nova, o “Enólogo Revelação do Ano”, Sérgio Marques, do Il Gallo d’Oro, o “Sommelier / Wine Director do Ano” e Fernando Guedes, da Sogrape, vencedor do prémio “Homenagem”.
Os prémios “Os Melhores do Ano” da Revista de Vinhos, realizam-se anualmente e pretendem distinguir os nomes do mundo do vinho e da gastronomia: “nalguns casos enaltece-se a consistência, o equilíbrio, a experiência, a carreira de vários anos; noutros, o arrojo, a vontade de mudar e de fazer diferente, o ousar de uma criação distinta do que existe”, como explica o diretor da publicação, Nuno Pires.
A lista completa dos vencedores desta noite pode ser consultada aqui.