
Mamma Ciao no Bistro
Depois de quase duas décadas nas cozinhas dos restaurantes 100 Maneiras, Rosa Stanisic, a nossa “Mamma Rosa”, arruma as facas e o avental e parte para uma merecidíssima reforma. Mas não sem antes celebrarmos tudo o que nos deu.
De 1 a 6 de Abril, no Bistro, reúnem-se alguns dos seus pratos mais icónicos e cocktails exclusivos de homenagem para um adeus à altura da Mamma. Mamma ciao, ciao, ciao!
Rosa Stanisic “a guerreira”. Nascida em Sarajevo, em 1952, sonhava tornar-se poetisa quando crescesse. Inabalável e corajosa, lutou pela vida duas vezes: primeiro, como vítima de violência doméstica, depois como vítima da guerra. Protegendo os seus filhos, não deixando nunca que os pesadelos destruíssem a poesia e a beleza que existe na vida. Durante a guerra, Ljubomir diz que Rosa era capaz de cozinhar batatas de 100 maneiras diferentes, surpreendendo-os constantemente, nutrindo os seus corpos e almas num contexto de escassez e mostrando ao futuro chef o poder da criatividade.
Quando Ljubomir decidiu abrir o primeiro 100 Maneiras em Lisboa, em 2009, um ano depois da falência em Cascais, Mamma Rosa veio abri-lo com ele. Deixou emprego e casa na Sérvia e voou para Lisboa. Aí, Rosa foi parte fundamental do novo (agora antigo) 100 Maneiras, ajudando Ljubo em todos os detalhes, non-stop, chegando inclusive a dormir no restaurante com ele.
Tornou-se cozinheira profissional no 100 Maneiras. As criações de Mamma Rosa tornar-se-iam alguns dos itens mais acarinhados dos nossos menus: o burek, o cabrito e o goulash do Bistro (entre outros), o Bem-vindos à Bósnia (ai o Pão Rosa!) e a Árvore da Vida (ai as baklavas), início e fim do menu degustação do Restaurante, que conta muitas histórias de vida – e a da Mamma também.
Tornou-se a “Mamma” do 100 Maneiras. Uma presença forte, mas amorosa, respeitada e querida por todos os que alguma vez fizeram parte desta família.
Celebrar o momento da sua reforma era, por isso, obrigatório. E é isso que faremos com “Mamma Ciao”: uma espécie de festa de despedida mas em formato alargado – no tempo e nos convidados. Porque se há pessoa que merece um adeus XL na hora da reforma é, decididamente, a nossa Mamma Rosa. Assim, de 1 a 6 de Abril, para quem quer que se queira juntar à festa, trazemos para o menu do Bistro algumas das criações mais icónicas que assinou ao longo dos anos: Burek de queijo e espinafres, Ćevapi, Sarma, Kadum butic, Goulash, o Cabrito da Mamma, Tufahija e Baklava, mas também especialidades como o Bem-vindos à Bósnia, primeiro momento dos menus degustação servidos no Restaurante 100 Maneiras, aqui juntando o inevitável Pão Rosa, ajvar e kajmac, tudo preparado pela equipa de cozinha a cargo do chefe executivo Manuel Maldonado com o chefe Eugeniu Musteata à cabeça.
A escolha pode ser feita à carta, consoante o apetite, ou em formato menu pré-definido com 7 momentos (45 euros por pessoa). A acompanhar, haverá também um cocktail especial de homenagem à base de rakija, a aguardente tipicamente jugoslava (e pisco), com rosas, mas também framboesa, cereja, maçã Granny Smith, manjericão e endro.
Misturado pela equipa de bar liderada por Jorge Camilo, foi apropriadamente batizado como “Mamma Mia” e junta-se a outras surpresas que pretendem ajudar a brindar à nossa Mamma. À grande e à jugoslava – não poderia ser de outra forma!
As reservas para o Bistro 100 Maneiras podem ser feitas por telefone (+351910307575), email (info@100maneiras.com) ou online, em www.100maneiras.com.