100 Maneiras para fazer frente ao frio
Produtos da época, receitas de sempre e criações inesperadas partilham o espaço no novo menu do Bistro 100 Maneiras. O Inverno pede calor e é isso que encontramos à mesa, com ingredientes sazonais, como é marca, afinal, do chefe Ljubomir Stanisic. Frutos secos, caça, tubérculos, trufas e cogumelos são presenças maiores nesta carta concebida para aquecer corpo e alma na estação fria.
Resgatados à tradição, surgem também pratos como o Arroz de cabidela ou a Perna de cabrito com arroz de miúdos, num elogio à comida de conforto com sabor a memórias e a casa. Também pela primeira vez, o menu do Bistro passa a contar com uma secção vegetariana – “Verdes como os campos”. Endívias, puré de pastinaca e nozes, Legumes e folhas da horta e Ravioli de carbonara e espinafres com molho de queijo são as três sugestões que surgem para agradar a gregos e troianos – que é como quem diz, a vegetarianos e não só. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, mantém-se o casamento entre sabor e saber que marca a cozinha do chefe, cada vez mais virada para os produtos e para a importância de um consumo sustentável e consciente.
O mesmo se passa no Restaurante 100 Maneiras, cujo menu degustação é, novamente, uma declaração de amor ao mar. Num país que tem do melhor peixe e marisco do mundo, o chefe Ljubomir Stanisic assume a missão de divulgar, junto de quem chega às mesas do Bairro Alto, um dos nossos maiores tesouros, demonstrando a sua qualidade, versatilidade e riqueza em seis dos nove pratos que compõem o menu degustação. Recorrendo a produtos tantas vezes desprezados, como a cabeça de carabineiro que é protagonista em “De perder a cabeça”, Ljubomir constrói uma cozinha que estimula a descoberta de novos rumos, inevitáveis nos dias de hoje, numa prova maior de amor ao produto.
Em pleno Inverno, as novidades nos Restaurantes 100 Maneiras querem-se saboreadas em boa companhia e de copo sempre meio cheio. Venha o frio – nós podemos com ele!