Bistro rumo aos 13
São mais anos do que as duas mãos podem contar – mas, felizmente, não falta a esta história gente com mais mãos para se juntar. Se houve algo que aprendemos ao longo de destes 13 anos, é que o Bistro é muito mais que aquilo que se guarda entre quatro paredes. É uma atitude, são memórias, é gente. É uma ideia partilhada, vivida, um Bistro de todos para todos – e, ao mesmo tempo, tão à medida de cada um. Um clássico à prova dos anos. A ostentar a idade com orgulho – e a celebrá-la durante 13 dias, à melhor forma 100 Maneiras. Com pompa, circunstância, irreverência e amor. Comes e bebes incluídos.
Treze anos. Foi a 22 de Setembro de 2010 que o Bistro 100 Maneiras abriu portas pela primeira vez. No número 9 do Largo da Trindade, num edifício de inspiração Art Déco com painéis de Paulo Guilherme d’Eça Leal, onde antes funcionara o Tavares Pobre e o Bachus, espaços de referência da cidade, juntaram-se a arte e a gastronomia, a música e a coquetelaria, memória e contemporaneidade, uma casa para os mais conservadores e os mais excêntricos. Estava feita a receita para o Bistro 100 Maneiras de Ljubomir Stanisic.
Bistro e não Bistrô – não nos cansaremos nunca de sublinhar. Bistro que em servo-croata significa “limpo e claro” e lhe confere parte da identidade: limpas e claras as ideias, o espaço, a comida. Ideias menos claras, admitamos, depois de uns cocktails saídos do balcão liderado por João Sancheira, mas é um sacrifício que fazemos alegremente.
Com a chegada do 13º aniversário, o momento é de recordar. Os eventos, muitos, ligados ao vinho, ao cinema, aos produtos (trufas, baunilha, atum…), e à arte, os prémios conquistados pela cozinha e pelo bar (como o nº 1 mundial nos Monocle Restaurant Awards em 2017 ou o Coaster 2017 para Melhor Bar de Restaurante em Portugal e o mesmo título, em 2019 e novamente em 2022, nos Prémios Lisbon Bar Show), as visitas que nunca esqueceremos – como a do grande Anthony Bourdain, em 2011. Os melhores momentos e aqueles que nos abanaram mas não quebraram – como quando a pandemia nos obrigou a fechar portas e a reinventar um Bistro novo – e as várias vidas do Bistro, ao longo dos anos, entregue nas mãos dos amigos-artistas que fazem literalmente parte destas paredes, como Mário Belém e Filipe Pinto Soares. E, claro, o álbum de família onde condensámos quase tudo – receitas, histórias, memórias, caras, mandamentos – o livro “Bistromania – No Bistro Como em Casa”, lançado em Setembro de 2018 (no 8º aniversário do Bistro), vencedor do Prémio Fotografia nos Portugal Cookbook Fair 2019 e premiado na The Autumn Harvest List dos Gourmand World Cookbook Awards 2020.
Se recordar é viver, vivamos. De pratos e copos cheios, evidentemente. Comemorando 13 anos com 13 dias de festa, de 22 de Setembro a 4 de Outubro. A começar por trazer de volta ao Bistro cinco pratos clássicos entretanto desaparecidos do menu. Entre entradas, principais e sobremesas, cabe ao público votar naqueles que quer ver de volta às mesas do Chiado (em https://bistrosweet13.typeform.com/bistro) e esperar para vir provar os mais votados. Falamos de nomes como as Pitas finas com camarão, cogumelos, espinafres e pancetta, a Sardinha santa, os Bons fígados, o Hambúrguer de salmão com pão de tinta de choco, a Lasanha de lavagante, camarão e sapateira, o Leitão à Ljubo mau, a Vida de Pie ou a Piña Descolada, entre outros. Referências desta casa que o tempo levou – mas não apagou.
O mesmo se aplica ao bar. Sem votações mas com muitas razões para vir fazer uma visita durante esta festa prolongada à la 100 Maneiras. Numa viagem através do tempo, resgatamos aos shakers alguns dos cocktails que marcaram a história da coquetelaria do Bistro, como o Chá das Cinco, Bafo de Tigre, The Sky was Pink, Hulk, 100 Maneiras Strong, Apple and Eve, Damn!!! That’s Good e, numa homenagem especial, o Coqueteleiro Nabeiro – a nossa versão do Expresso Martini, feita com café Delta e rebaptizada em honra do Comendador entretanto falecido, uma figura de referência para o grupo, cuja ligação à Delta é (quase) de sangue.
Com a comida e a bebida bem entregues, o plano de festas segue com a prenda de aniversário. Uma prenda não para o Bistro mas do Bistro para aqueles que são, afinal, o motivo disto tudo: os que por umas horas ou vezes sem conta escolheram fazer do número 9 do Largo da Trindade casa. Até dia 22 de Setembro, o desafio é que os clientes partilhem, nas suas stories de instagram, uma foto de um momento no Bistro 100 Maneiras, identificando a conta do Bistro (@bistro100maneiras) e usando a hashtag #Bistrosweet13. A foto preferida do Bistro será anunciada dia 26 e o vencedor ganhará um jantar para duas pessoas com menu especial preparado pela equipa de cozinha liderada pelo chefe executivo Manuel Maldonado e o chefe de cozinha Eugeniu Musteata, com harmonização de bebidas.
Que comece a festa!