Festas no 100
Aberturas, prémios, distinções, lançamentos… Contas feitas, é a desculpa mais-que-perfeita para fazer da última noite do ano uma homenagem a tudo o que conquistámos em 2019. Que é como quem diz, uma festa ao melhor estilo 100 Maneiras. Vezes dois.
No 100 Maneiras
É d’”A História”, o principal menu degustação do 100 Maneiras, que chegam alguns dos 12 momentos que, antes das 12 badaladas, desfilam pelas mesas do restaurante no dia 31 de Dezembro. “Bem-vindos à Bósnia”, possivelmente o couvert mais fotografado de Lisboa, abre as hostilidades com Pão Rosa, ajvar, kajmak, pasteta, stelja e “manteiga” do mar – uma selecção de especialidades Bósnias não tão fáceis de pronunciar, mas mais difíceis ainda de deixar intocadas. Às boas-vindas, juntam-se outros momentos icónicos do menu, como o “Charuto de Sarajevo” (espuma de batata, pão de chá fumado e “tabaco” duvan čvarci), a “Salada Mista” (anchovas, trufa preta e parmesão), “A Última Ceia” (cabeça de vaca, rábano, tutano e pão somun) ou ainda o inesperado “Foie pa’ Tosse” (foie gras, rebuçado Dr. Bayard, gelatina de vinho colheita tardia “Mais Vale Tarde do Que Nunca”, iogurte e ras el ha-nout). Mas se 2019 merece o elogio, a chegada do ano novo é também a ocasião perfeita para fazer chegar às mesas pratos inéditos. É o caso de “The Pearl” (ostra plana fumada e beurre blanc de champanhe), “Drive Me Nuts” (carabineiro, creme de castanhas, funcho e trufa preta) ou ainda de “The rum, the rum is on fire” (um babá au Refugees Rum).
E porque é sobretudo a verde que se escreve o final deste ano, importa sublinhar que, a par com o menu especial de réveillon, na última noite de 2019 será servido também o menu vegetariano “Ecos do 100”, acompanhado nesta data exclusivamente por uma selecção de vinhos escolhidos a dedo (275 euros por pessoa, vinhos incluídos).
Vitória, vitória, acabou-se (esta) história. (Por agora…)
No Bistro 100 Maneiras
Se no 100 a festa tem data marcada para o 31 de Dezembro, no nosso mais velho – mas eternamente jovem – as comemorações iniciam-se uma semana antes. No Bistro, é a noite de Consoada que dá o arranque oficial à época de festas 100 Maneiras. Dia 24 de Dezembro, Ljubomir Stanisic, Manuel Maldonado, Eugeniu Musteata e restante equipa de cozinha são os Pais Natal de serviço do “Conto de Natal” do Bistro 100 Maneiras, concebendo um menu que tem tanto de tradição como da irreverência que lhe é bem conhecida. Pela primeira vez, para além do menu principal, é servido também um menu que, mais que uma adaptação, é desenhado de raiz para ser 100% vegetariano: porque Natal é união e é unidos que queremos celebrar a estas mesas.
Uma semana depois, é ainda imbuídos desse espírito que se regressa a esta casa para mais uma grande festa. “A Noite é uma Passagem” é o título do menu desenhado para dizer adeus a 2019 . E esta noite passar-se-á num delicioso jogo de sedução, piscando o olho a 2020. Tal como na Consoada, para além do menu principal estará disponível também um menu vegetariano, não menos sexy e cheio de sabor que o primeiro. Para entrar em 2020 com a temperatura certa. Porque, para frio, já nos chega o tempo!