Sangue 100 Maneiras em Düsseldorf
Vítor Adão, chefe executivo dos restaurantes 100 Maneiras, é um dos chefes portugueses que, entre os dias 13 de Setembro e 2 de Outubro, vão levar a gastronomia nacional a viajar até ao Düsseldorf Festival, em mais uma iniciativa organizada pelo Sangue na Guelra – Blood n’ Guts.
O festival, da autoria do grupo alemão METRO, vai reunir 25 países. Do programa diário constam sessões de showcooking, palestras, apresentações e provas de produtos nacionais, como a moreia, a língua seca de touro ou a flor de sal, sempre sob os temas Sal, Terra e Mar. O objectivo é “mostrar aos visitantes que Portugal tem uma cozinha única, fundada no respeito pelas suas raízes gastronómicas, que valoriza os produtos locais e que se apoia na mestria de uma nova geração de cozinheiros talentosos para conquistar a cena gastronómica mundial”.
Defensor da cozinha portuguesa, das suas raízes e dos produtos tradicionais, caberá ao chefe Vítor Adão representar Portugal e os restaurantes 100 Maneiras nos dias 23 e 24 de Setembro. A “armada portuguesa” conta ainda com os chefes João Oliveira (Vista Restaurante), Maurício Vale (Soi), Daniel Rente (Avenida Sushi Café), Vasco Coelho Santos (Euskalduna Studios), Carlos Fernandes (Loco, 1 estrela Michelin), Luís Gaspar (Sala de Corte), Hugo Brito (Boi Cavalo), Rodrigo Castelo (Taberna Ó Balcão), Pedro Pena Bastos (Esporão), António Galapito e Tiago Bonito (Largo do Paço, 1 estrela Michelin), e os produtores Jorge Raiado (Sal Marim) e Avelino Ormonde (Biofontinhas).
O evento permitirá também apresentar o Manifesto Para o Futuro da Cozinha Portuguesa, elaborado este ano, no âmbito do festival Sangue na Guelra – Blood n’ Guts.