Uma road trip regada a 100 Maneiras
Shakers, copos, muitas garrafas de Monkey Shoulder e uma pinça especial, a “i-claw”: foi essencialmente esta a bagagem com que Jorge Camilo e Daniel Zamith, chefe e subchefe de bar do Bistro 100 Maneiras, partiram para a “The Coolest Bartender Roadtrip”. Durante 3 semanas, os bartenders passaram por bares de norte a sul do país, a convite da marca de whisky Monkey Shoulder, para apresentarem a Portugal os cocktails 100 Maneiras e a nova “i-claw”: uma pinça para gelo. Do roteiro, fizeram parte as cidades do Porto (Royal Cocktail Club e Boa Bao), Faro (Hotel Faro) e Lisboa (Boa Bao, Red Frog, Metro e Meio e The Coach).
E se numa road trip convidamos quem nos acolhe a visitar-nos mais tarde, foi também isso que aconteceu na última etapa desta viagem, dia 15 de Dezembro, no Bistro 100 Maneiras. Atrás do balcão, juntaram-se a Jorge e Daniel bartenders vindos dos vários bares por onde passaram, incluindo também um convidado vindo do outro lado do mundo: Roman Foltán, ex chefe de bar do Atlas, em Singapura (8º lugar na lista dos “50 World Best Bars”). O bartender checo, incluído na lista “30 under 30” da Forbes em 2015 e considerado um dos 4 melhores do mundo nos International Bartender of the Year 2018, foi uma das presenças nesta matiné especial, aberta ao público, que reuniu no coração do Chiado alguns dos melhores profissionais da coquetelaria nacional.
Quem quiser ainda provar um pouco do que foi servido, poderá fazê-lo, todos os dias entre as 12h e as 02h, com “Over my Shoulder” (com whisky Monkey Shoulder, Ancho Reyes, St. Germain, mezcal Siete Misterios, sumo de toranja, sumo de lima, goma cítrica, goma de canela, gengibre e hortelã-pimenta), parte da lista de bar do Bistro 100 Maneiras e um dos mais de 20 cocktails incluídos na nova carta acabada de estrear neste balcão com vista para o Chiado.