100 e Carnal voltam a conquistar o Guia Michelin
O Restaurante 100 Maneiras e o Carnal renovaram as distinções atribuídas pela Michelin, ontem, na primeira Gala do Guia dedicada exclusivamente a Portugal. Presentes no evento, estiveram os chefes Ljubomir Stanisic, Manuel Maldonado (chefe executivo do grupo) e Luis Ortiz (chefe de cozinha do grupo e à frente do Carnal).
Com 1 estrela Michelin desde 2020, esta é a quarta vez que o 100 Maneiras, aberto em Fevereiro de 2019, vê o seu nome integrar a lista que distingue os melhores restaurantes do mundo.
“A Estrela MICHELIN é atribuída a restaurantes que oferecem uma experiência gastronómica excecional. Temos em consideração cinco critérios universais: a qualidade dos ingredientes, a harmonia dos sabores, o domínio das técnicas, a personalidade do chefe expressa através da confecção e, não menos importante, a regularidade em todo o menu e ao longo do tempo”, explica o guia.
Sobre o 100 Maneiras, diz a Michelin que se trata de “uma cozinha que hasteia a bandeira da liberdade absoluta e que não te deixa indiferente, pois assume a busca constante de riscos e procura a provocação, muitas vezes com produtos pouco conhecidos ou desses denominados “do futuro” (surpreendeu-nos o prato de larvas e cebola). Aqui tudo gira em torno do chef Ljubomir Stanisic, natural de Saravejo (Bósnia-Herzegovina), que chegou a Portugal ainda adolescente, depois da guerra no seu país, e curou as feridas da sua alma dedicando-se ao trabalho atrás dos fogões. A proposta, que se apresenta mediante diferentes menus de degustação (A História, O Conto e Ecos do 100, sendo este último vegetariano), oferece uma cozinha de autor com constantes referências físicas e emocionais às suas origens, embora também apreciam-se influências portuguesas e de outros países. Curiosidades? As entradas e as sobremesas mais tradicionais… costuma fazê-las com a sua mãe!”
Também o Carnal, gastrobar mexicano inaugurado pelo grupo 100 Maneiras em Novembro de 2021, voltou a conquistar a distinção Bib Gourmand, prémio que, segundo o Guia, reconhece a “excelente relação qualidade-preço: destaca uma cozinha simples, porém habilidosa, a um preço acessível”. É o caso do Carnal que, diz a Michelin, “é um desses locais que cativam o paladar. Aqui encontrará, num ambiente de desenho moderno informal, onde não faltam detalhes subtis à cultura mexicana, pratos harmoniosos e muito bem pensados, equilibrando a equação sabor-calor em cada uma das suas brilhantes propostas.”
O Guia Michelin é publicado desde 1900, estando hoje presente em mais de 30 países. Segundo o Guia, os inspetores que avaliam os restaurantes fazem-no sempre de forma anónima, sem aviso prévio, pagando a conta como qualquer outra pessoa, de maneira a garantir a isenção na avaliação da comida e serviço de cada local.