Coquetelaria duplamente premiada
João Sancheira, chefe de bar do grupo 100 Maneiras, foi eleito Melhor Bartender de 2022 e o Bistro 100 Maneiras Melhor Bar de Restaurante, nos prémios Lisbon Bar Show, no dia 17 de Maio de 2023.
Não um, mas dois prémios: foi assim, de mãos cheias e sorriso rasgado, que João Sancheira, o chefe de bar do grupo 100 Maneiras, se despediu da última edição do Lisbon Bar Show. O bartender de 35 anos foi eleito Melhor Bartender 2022 – um prémio que reconhece o talento e trabalho que Sancheira tem colocado atrás dos balcões que lidera. Prova disso mesmo é também o prémio de Melhor Bar de Restaurante, atribuído ao bar do Bistro 100 Maneiras (que já tinha conquistado o mesmo título em 2019, com Jorge Camilo a chefiar).
Os prémios Lisbon Bar Show são dos mais importantes da área da coquetelaria em Portugal – e um dos maiores eventos de Bar e Hospitalidade da Península Ibérica. Atribuídos por um júri do sector, os galardões foram entregues no final de mais uma edição deste evento que, como é habitual, trouxe até à capital alguns dos mais sonantes nomes da área, para palestras, trocas de experiências e demonstrações. João Sancheira foi, aliás, um dos oradores desta edição, falando, no dia 17, sob o tema “Natural vs Artificial”.
Entregues no dia 17 de Maio deste ano, são referentes a 2022, o ano de redefinição do Bistro 100 Maneiras e das suas diferentes áreas de ação, bar incluído. Fechado no final de 2021 para obras profundas de remodelação, foram precisos cinco meses até que as portas reabrissem, em Março de 2022. Para além das transformações no espaço, intervencionado de cima a baixo – literalmente – também os menus foram redesenhados.
Para a nova assinatura do bar, João Sancheira, natural das Caldas da Rainha e chefe dos bares do grupo desde 2021 (ano em que conquistou, também, o prémio de Bartender do Ano na reputada competição World Class), criou “Tails From Wonderland”: uma carta de 12 cocktails que reflectem a essência do Bistro através de ingredientes naturais, com o imaginário de Alice no País das Maravilhas a servir de mote à viagem e as ilustrações de Tiago Maya a guiar cada passo do caminho. O resultado são ilustres habitantes como Rainha de Copas (Hendrick’s Orbium, Noilly Prat, Martini Ambrato, Vinagre de Sidra, Framboesa, Melancia), Laranja Mecânica (Belvedere, Schweppes Pimenta, Tangerina, Manjericão), Na Toca do Coelho (Hendrick’s, Coco, Rebentos de Ervilha, Hortelã-Pimenta) ou Pêra Bêbada (Johnnie Walker Black Label, Pêra Rocha, Lucia-Lima, Schweppes Soda).
Aproveitando a concentração de talento em Lisboa no Lisbon Bar Show, Sancheira foi também o responsável por dois “guest shifts” internacionais, com bartenders convidados a partilharem o melhor do seu trabalho nos bares do Bistro 100 Maneiras e Carnal Gastrobar. Dia 15 de Maio, coube aos mixologistas italianos Alex Frezza (do L’Antiquario, #46 The World’s 50 Best Bars) e Matteo Di Ienno (do Locale, #39 The World’s 50 Best Bar), tomar conta do bar do Bistro. Já o Carnal, gastrobar mexicano dos “filhos do 100”, recebeu Jon Anders Fjeldsrud e Mica Rousseau, no dia 16 de Maio, para um guest shift 100% dedicado a cocktails baseados em mezcal.
Com a realização destes eventos, das participações em diversas acções e da conquista de prémios, o grupo 100 Maneiras continua a provar a aposta na coquetelaria como parte essencial da sua natureza. Uma aposta que se faz, também, nos talentos mais jovens: Bruno Fernandes, bartender do Bistro 100 Maneiras, é um dos 6 apurados para a final da competição Bartender do Ano (organizada pela The Bottle Affair), que se realiza dia 12 de Novembro, em Oeiras. Sangue fresco em ebulição. 100 Maneiras, entenda-se.